Perguntas Frequentes

PERGUNTAS FRENQUENTES

 

Como entrar em contato com o CRM-AC?

O contato com o CRM-AC pode ser feito diretamente na sede do Conselho – Nova Av. Ceará, 933 – Jardim de Alah – de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h e na sexta-feira das 8h às 14h.; pelo telefone (68) 3227-1313; pelo fax (68) 3227-5777; pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. ou pelo site  www.crmac.cfm.org.br  (basta acessar a aba “Fale Conosco” e preencher o formulário)

 

Como saber se um médico é registrado no CRM-AC?

Basta acessar o site do CRM-AC (www.crmac.cfm.org.br) e clicar em “Busca de Médico”. Depois, é só efetuar a consulta e verificar o número de registro, a situação e a especialidade do médico.

 

Como, por que e quem deve fazer a pré-inscrição médica online?

O objetivo da pré-inscrição é agilizar o processo de inscrição no balcão do CRM-AC. Somente os médicos recém-formados devem fazer a pré-inscrição. Para tanto, devem acessar o site do CRM-AC (www.crmac.cfm.org.br) e preencher o formulário disponível na aba “Serviços/Pessoa Física”. Para preencher o formulário, o médico deve:

1. Ter em mãos os documentos necessários ao preenchimento do formulário: RG; CPF; Título de Eleitor; Certificado Militar (caso a data de emissão deste certificado seja posterior a 26/10/10, é necessário apresentar o comprovante de reapresentação militar);
2. Ficar atento aos asteriscos ( * ), pois são os campos de preenchimento obrigatório;
3. Ao final do preenchimento, o médico deverá receber a seguinte mensagem "Dados enviados ao CRM com sucesso!";
4.
 Em seguida, ele receberá um e-mail do CRM-AC contendo os boletos com as taxas a serem pagas (taxa de inscrição, anuidade, taxa de emissão da carteira profissional médica/carteira livro verde e taxa de cédula de identidade médica digital)

5.Em caso de dúvidas, entre em contato com o CRM-AC pelo e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.


Concluída a pré-inscrição, o que deve ser feito?

Após preencher e enviar o formulário da pré-inscrição, o médico deve comparecer à sede do CRM-AC para efetivar a inscrição primária.

 

Quais os documentos exigidos para a inscrição primária no CRM-AC?

Para a inscrição primária, o médico deve comparecer (ato pessoal e intransferível) ao CRM-AC, levando os seguintes documentos (original e cópia), sem exceção:

−Diploma original

−3 fotos 3x4 recentes, coloridas, fundo branco ou cinza claro, face centralizada. As fotos não podem conter manchas, retoques, alterações, perfurações, deformações ou correções. O médico deverá estar usando roupas em tons entre médio e escuro

−Documentos pessoais (com cópia):

−CPF

−RG - Carteira de Identidade Civil

− Certidão de Nascimento ou Casamento

−Título de Eleitor, com prova de regularidade.

−Se sexo masculino - Documento Militar (caso a data de emissão deste certificado seja posterior a 26/10/10, é necessário apresentar o comprovante de reapresentação militar);

−Comprovante de endereço com CEP e não anterior a 90 dias

- Comprovantes de pagamentos das taxas (inscrição, anuidade, emissão da carteira profissional médica/carteira livro verde e cédula de identidade médica digital). Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento, apenas de quitação.

 

É preciso levar foto digital para a confecção do cartão CRM-Digital?

Não. Se necessário, essa foto será tirada na hora da inscrição, na sede do Conselho. O médico deverá usar roupas em tons entre médio e escuro. Para a foto, não é permitido o uso de óculos ou qualquer tipo de chapéu.

 

Quando serão entregues o número de registro no CRM-AC e a Carteira de Identidade Médica?

O número da inscrição no CRM-AC será gerado e informado ao médico no ato da inscrição primária. A carteira profissional será entregue em solenidade a ser realizada na sede do CRM-AC. As solenidades acontecem, em média, uma vez por semana e o médico deve aguardar o agendamento sua participação às segundas-feiras, após às 17horas, pelo telefone (68) 3227-1313.

O diploma original e a Cédula de Identidade Médica (CRM Digital) estarão disponíveis, em média, respectivamente, em 10 e 30 dias após a efetivação da inscrição.

 

Quais as orientações para a inscrição secundária e transferências?

A inscrição secundária ou transferência para o CRM-AC deve ser solicitada ao CRM de origem (no qual o médico tem inscrição principal).

O CRM de origem comunicará essa solicitação e enviará a autorização de inscrição ao CRM-AC.

O médico deve comparecer (ato pessoal e intransferível) ao CRM-AC portando toda documentação exigida (original e cópia), sem exceção:

– Diploma original

– Carteira livro (capa verde)

– 2 fotos 3x4 recentes, coloridas, fundo branco ou cinza claro, face centralizada. As fotos não podem conter manchas, retoques, alterações, perfurações, deformações ou correções. O médico deverá estar usando roupas em tons entre médio e escuro

– Documentos pessoais:

– CPF

−RG - Carteira de Identidade Civil

– Título de Eleitor, com prova de regularidade

– Certidão de Nascimento ou Casamento

– Se sexo masculino - Documento Militar (caso a data de emissão deste certificado seja posterior a 26/10/10, é necessário apresentar o comprovante de reapresentação militar);

– Comprovante de endereço com CEP e não anterior a 90 dias

- Comprovantes de pagamentos das taxas (taxa de inscrição, anuidade quando devida e proporcional e taxa de cédula de identidade médica digital). Não serão aceitos comprovantes de agendamento de pagamento, apenas de quitação.

 

O que o médico deve fazer para atualizar seu endereço no cadastro do CRM-AC?

Basta acessar o site do CRM-AC, preencher e enviar o formulário disponível no linkhttp://sistemas.cfm.org.br/atualizacaoendereco/BR

 

Para o registro no CRM-AC, os médicos formados no exterior devem seguir as mesmas orientações dos médicos formados no Brasil?

Não. Os médicos estrangeiros e os brasileiros formados no exterior deverão consultar previamente o CRM-AC para informações complementares.

 

Como solicitar o registro de qualificação de especialista?

Para solicitar a análise para registro de qualificação de especialista, o médico deverá encaminhar os seguintes documentos ao CRM-AC:

- Requerimento preenchido e assinado. O requerimento está disponível no site do CRM-AC, na aba “Serviços/Pessoa Física”.

- Original do Certificado de Residência Médica reconhecido pelo MEC ou do título de especialista emitido pela Sociedade da Especialidade e reconhecido pela Associação Médica Brasileira

- Carteira Profissional Médica (Carteira livro - capa verde)

A entrega dos documentos poderá ser feita via correios ou pessoalmente/ou portador na sede.

 

Atenção:No ato da solicitação, o médico solicitante receberá o boleto com a taxa de serviços. Se a solicitação for feita via correios, o boleto será encaminhado por carta, fax ou e-mail. O serviço terá andamento após a quitação desta taxa.

 

Quando devem ser pagas as taxas de serviços?

As taxas devem ser quitadas dentro do mês da solicitação do serviço. Caso contrário deverá ser emitido um novo boleto. Atenção: o CRM-AC dará andamento ao serviço imediatamente após a quitação da taxa.

 

Como fazer o cadastro de pessoa jurídica pública?

Para solicitar a inscrição de Pessoa Jurídica Pública (Cadastro), deverão ser encaminhados ao CRM-AC os seguintes documentos:

Portaria de nomeação do Diretor Técnico;

Quando mantidas por Fundo Municipal de Saúde ou outras instituições, apresentar a lei de criação dos mesmos;

ø   Todos os documentos deverão estar vistados e/ou assinados pelo responsável técnico.

ø   Não será protocolizada a documentação incompleta ou ilegível.

ø   Os sócios médicos e o responsável técnico deverão estar com suas anuidades quitadas.

ø   As resoluções pertinentes à inscrição de pessoa jurídica estão disponíveis no portal (site) do CRM-AC.


"Art. 1º - Ao profissional médico será permitido assumir a responsabilidade, seja como Diretor Técnico, seja como Diretor Clínico, em no máximo 2 (duas) instituições prestadoras de serviços médicos, aí incluídas as instituições públicas e privadas, mesmo quando tratar-se de filiais, subsidiárias ou sucursais da mesma instituição." (Resolução CFM 1.352/1992)

Mais informações por meio do telefone (68) 3227-1313

 

Como fazer o registro de pessoa jurídica privada?

Para solicitar a inscrição de Pessoa Jurídica Privada (Registro), deverão ser encaminhados a este Conselho os seguintes documentos:

ø  Todos os documentos deverão estar vistados e/ou assinados pelo responsável técnico.

ø  Não será protocolizada a documentação incompleta ou ilegível.

ø  Os sócios médicos e o responsável técnico deverão estar com suas anuidades quitadas.

ø  As resoluções pertinentes à inscrição de pessoa jurídica estão disponíveis no portal (site) do CRM-AC.


"Art. 1º -Ao profissional médico será permitido assumir a responsabilidade, seja como Diretor Técnico, seja como Diretor Clínico, em no máximo 2 (duas) instituições prestadoras de serviços médicos, aí incluídas as instituições públicas e privadas, mesmo quando tratar-se de filiais, subsidiárias ou sucursais da mesma instituição."(Resolução CFM 1.352/1992)

Mais informações por meio do telefone (68) 3227-1313.

 

Na ausência de algum documento exigido, a pessoa jurídica pública ou privada poderá efetuar o cadastro/registro?

Sim. Na falta de documentos, como o alvará de funcionamento, a empresa poderá solicitar um cadastro provisório mediante a assinatura de um termo de cumprimento de prazo para a regularização da situação. A empresa terá até 120 dias para a entrega dos documentos pendentes.

Nesta seção são divulgadas as
perguntas frequentes pertinentes ao Conselho Regional de Medicina do Estado do Acre.